A ARTE SECRETA DO ATOR


A ARTE SECRETA DO ATOR é uma residência artística exclusiva com Eugenio Barba e com a atriz Julia Varley.

Em regime de imersão, o treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES é para somente 16 atores e 10 diretores, dramaturgos e acadêmicos, e tem base nos princípios da Antropologia Teatral e na tradição de treinamento, criação e montagens do grupo dinamarquês ODIN TEATRET.

Atualmente, por escolha do diretor, A ARTE SECRETA DO ATOR é a única vivência e treinamento oferecido em todo o mundo em que Eugenio Barba dirige e trabalha diretamente com materiais e atores que não são do seu grupo ou de seus espetáculos.

A ARTE SECRETA DO ATOR em Brasília se transformou num dos frontes da minha luta contra a natureza fugaz do teatro. Todo ano à mesma época acontece um prodígio: um parêntesis de poucos dias, em condições de vida e de trabalho únicos em uma chácara isolada, no panorama imenso fora de Brasília. Ali, como em uma hospedaria de caravanas, Julia Varley e eu nos encontramos com uns vinte colegas brasileiros e latino-americanos e partilhamos uma aventura rara: sair fora dos horários, hábitos e vínculos das nossas vidas cotidianas. É como se quiséssemos reencontrar as origens. Perguntamo-nos quais são, na prática, os caminhos interiores e técnicos para afinar e realizar a nossa necessidade de fazer teatro. Confrontamos as perguntas e as respostas individuais, orientando-nos sobre os princípios da antropologia teatral e sobre as nossas experiências profissionais.”
(Eugenio Barba – Odin Teatret)

Para mais informações sobre a residência, clique aqui.